22.1.08


(mom made II)

[Se aparecer neste blog e for feito de crochet, quase de certeza que é feito pela mãe. Eu devo ter uma mutação na porção do cromossoma que habilita o ser humano a fazer crochet]
.
Esta manta, foi começada no Inverno passado e acabada neste. Acabou por sair maior do que o previsto, mas de resto exactamente como eu queria. Usamo-la na cama, é quentinha!




A que está aqui em baixo era a minha mantinha de bebé. Muito mais pequenina.
.
Parece-me que a filosofia por detrás destas mantas às riscas era a mesma das mantas de retalhos de tecido. O que separado não era nada, juntava-se para fazer o necessário. E, surpreendentemente, ficava bonito de ver. Agora tentamos copiar mas já não é bem a mesma coisa, falta talvez aquela necessidade que aguçava o engenho.


Os tapetes que se seguem foram feitos pela minha bisavó. Usei-os mesmo como tapetes durante vários anos. Viram muitas vezes a máquina de lavar, desconhecida pelas mãos que os fizeram. Agora estão na parede e servem de quadros. Hoje, e já que estava com o lençol branco estendido em cima da cama, tirei-os finalmente da parede para fotografá-los.



É curioso como há peças de que nos fartamos rapidamente e outras de que gostamos sempre.

9 comments:

  1. lindas as mantas (e os tapetes também !)

    ReplyDelete
  2. Diz á mãe para fazer mais!!!
    Há sempre no fundo do báu das recordações, algo que nós amamos muito:)**

    ReplyDelete
  3. que maravilha! e devem ficar mesmo bem na parede!

    ReplyDelete
  4. Acho que as que gostamos mais são sempre feitas por mães ou alguém especial! Ontem estive numa loja com uma manta nas mãos muito parecida com uma que tive em pequena. Quase a comprei para a minha irmã que vai ter um bébé. Mas decidi aprender a fazer, como um dia a minha mãe aprendeu para nós. Pode ser que assim o sobrinho/a que aí vem a guarde por muito tempo por alguém especial a ter feito :)

    ReplyDelete
  5. Lindos, lindos! Que mãos de fada as que fizeram aa mantas de crochet e os tapetes!

    Gisela, eu também tenho a mesma mutação no tal cromossoma que habilita a fazer crochet!!!

    ReplyDelete
  6. são realmente muito bonitos. tanto as mantas como os tapetes.

    ReplyDelete
  7. Gostei muito de tudo, mas sou de opinião que realmente ainda damos mais valor às coisas quando nascem de mãos queridas não é? comigo é assim

    ReplyDelete
  8. as mantas são lindas e os tapetes também!

    ReplyDelete
  9. uma relíquia muito bem guardadinha! :)

    ReplyDelete